Como fazer sua empresa aparecer no google

Aprenda aqui um passo a passo para fazer sua empresa aparecer no Google

Como o Google otimiza uma busca

Antes de tudo, temos a busca propriamente dita. Como você poderá perceber, ela não ocorre diretamente na web, mas sim em um índice do próprio Google. Neste processo é possível verificar se as páginas listadas ainda existem ou se possuem alterações e leva um tempo para que essa atualização ocorra.

Quando se realiza uma pesquisa no Google, a resposta obtida não é aleatória. Ela é fundamentada em mais de 200 fatores de ranqueamento. Este é um “segredo guardado a sete chaves” pelo Google e que não é revelado quais são os pontos mais relevantes para realizar o ranking das respostas. Porém com anos de experiência neste trabalho, conseguimos entender boa parte de como isto funciona e temos uma boa ideia de como melhorar o posicionamento do seu site/blog ou e-commerce. Esta é a grande conquista alcançada por meio do SEO.

Atualização do algoritmo do Google

Como já abordado neste post, a cada dia que passa a concorrência por um melhor posicionamento nas páginas de busca só aumenta. Isto dificulta ainda mais o ranqueamento. Desta forma, o Google precisa atualizar constantemente seus algoritmos para ofertar os melhores resultados aos seus usuários.

O Google trabalha árdua e intensamente para melhorar ainda mais suas táticas de indexação. As últimas atualizações têm focado a experiência mobile, passando a considerar a responsividade de sites como um fator importante para o ranqueamento de uma página.

Já a última atualização realizada pela gigante das buscas tem relação com a relevância dos sites e seus conteúdos: o índice de qualidade da página também passou a ser um fator de ranqueamento.

Como fazer sua empresa aparecer no google?

Quais as maneiras possíveis para sua empresa aparecer no Google

Primeiramente, para que isso ocorra existem diversas formas de marketing digital. Uma delas é investindo recursos financeiros em campanhas Google Ads (anúncios pagos no Google).

Investir em publicidade paga no Google Ads é uma saída para você alcançar resultados à curto prazo, mas o custo deste investimento aumenta de acordo com a busca desejada, visto que todos os anunciantes pagam por cada clique.

O investimento em publicidade paga não interfere nos resultados orgânicos. Este tipo de investimento (recursos financeiros) funciona apenas para conquistar de maneira rápida e assertiva a primeira página da SERP.

Se você encerrar o investimento em anúncios pagos, eles cessam imediatamente a sua exibição na primeira página de resultados.

A outra maneira, é realizando práticas relacionadas ao conteúdo, ou seja, aplicando técnicas de SEO para o Google. Dessa forma, melhora o seu quality score e assim, seu conteúdo será considerado relevante dentro do mar de opções disponíveis no site de busca.

Como rankear no Google por meio de técnicas de SEO para sites (sem anúncios)

Chegar à primeira posição do Google é a ambição de qualquer administrador que almeja aumentar o tráfego vindo dos resultados orgânicos (resultados da pesquisa não pagos de um motor de pesquisa).

Se você procurou por este assunto, você já entende todas as possibilidades que as primeiras posições podem trazer para o seu site, correto?

Porém, certamente você sabe que conquistar as primeiras posições dos mecanismos de busca requer técnica, tempo e disciplina. Além de uma série de análises para entender o desempenho de cada mudança realizada.

Não existe uma receita ou manual do Google, que lhe instrua quais as otimizações que poderão ser feitas, para resultar maior impacto sobre as posições do seu site no buscador.

Desta forma, você deseja otimizar ao máximo o seu conteúdo para concorrer da melhor forma o alinhamento com o algoritmo dos mecanismos de busca, para alcançar as primeiras posições.

Neste Post iremos lhe informar alguns dos segredos e técnicas de SEO para você rankear e conquistar as primeiras posições no Google!

Falhas comuns na estrutura de um site

Hoje, o site da sua empresa é como um cartão de visita online do seu negócio.

Cartões de visita, folders, banners etc., não são o melhor caminho para alcançar seus atuais e novos clientes.

Você precisa dar atenção ao visual do seu site, afinal, ele terá que irá transmitir toda a confiança e credibilidade do seu negócio. Porém, muitas empresas prezam apenas pela aparência do site, desprezando a sua estrutura.

Ao produzir um site para o seu negócio, tenha em mente que não é apenas o design que irá determinar o seu sucesso ou o seu fracasso.

Falhas na estrutura do site podem prejudicar a imagem do seu negócio e estratégias de SEO.

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Ausência de design responsivo do site da sua empresa

Hoje mais de 50% das pesquisas realizadas na internet são feitas a partir de dispositivos móveis, logo é indispensável que o seu site seja responsivo para dispositivos mobile.

Além do mais, mecanismos de busca, como o Google prezam pela experiência dos usuários em sites como o seu, por isso design responsivo é um dos fatores que influenciam o ranqueamento das páginas.

Antes de iniciar com estratégias de SEO que irão fazer seu site conquistar os primeiros lugares de mecanismos de busca como o Google e dessa forma garantir mais tráfego e visitantes orgânicos, é importante otimizar seu site.

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Servidor de hospedagem com lentidão

Sites rápidos carregam em até no máximo 2 segundos. Se o seu site levar mais de dois segundos para carregar, certamente o usuário irá abandoná-lo.

Para evitar que isto ocorra, escolha o melhor servidor de hospedagem para o seu site, levando em consideração não apenas o benefício econômico, mas também os recursos que são oferecidos.

Além dos fatores estruturais, para posicionar bem o seu site nos mecanismos de busca, é necessário aplicar algumas técnicas de SEO.

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Estratégias de SEO para você aplicar

Veja diferentes estratégias para seu site aparecer no Google

Utilize técnicas de SEO on page

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Pesquisa de palavras-chave

Um dos fatores para rankeamento no Google é saber trabalhar as palavras-chave do negócio em seu site.

Geralmente, a melhor forma, é você criar uma página para cada palavra-chave. Antes de mais nada, os buscadores como o Google aproveitam as palavras-chave mais usadas pelos usuários para encontrar a página mais relevante para a pesquisa.

Quando for produzir o conteúdo, concentre seus esforços não apenas na palavra-chave desejada, mas nas variações e sinônimos dela.

Para conquistar um bom posicionamento, é necessário fazer uma pesquisa de relevância sobre palavras-chave.

Iniciar com palavras-chave que tenham maior número de buscas é a saída mais indicada. Para identificar esses termos, existem algumas ferramentas gratuitas que o próprio Google fornece.

Como o Google Trends ou o Google AdWords Planner. Estes sites auxiliarão a encontrar as melhores palavras a serem associadas ao seu texto.

Não tem como rankear no Google sem boas escolhas de palavras-chave, pois ela terá enorme participação no texto, desde o título até o corpo do conteúdo.

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Otimização de headings

As headings tags são os títulos dos conteúdos do seu site.

A palavra-chave escolhida tem que aparecer no título do seu conteúdo. Apenas uma vez já é suficiente!

Vale ressaltar que o título deve ter de 50 a 68 caracteres. Utilizar a tag title é necessário para o posicionamento de sua página. Isso porque o algoritmo do Google tem como objetivo mostrar aos usuários os resultados mais relevantes de suas buscas.

Se ao realizarmos uma busca e nenhum dos resultados estiver relacionado à palavra-chave da pesquisa, não tem como rankear no Google e a experiência com o site de buscas será extremamente negativa.

Por isso, o título deve nos ajudar a encontrar o que procuramos de maneira rápida e eficaz. O conteúdo do texto deve refletir exatamente o que se deseja encontrar.

Se seu site ou blog utiliza um sistema diferente do WordPress, você precisa programar manualmente o seu conteúdo, de forma que o título venha em formato de tag title.

Como é exibida a tag title

Ele é exibido no código fonte da página, localizado entre as tags <head> e </head>, geralmente no início do código.

Ao redigir o <title> de uma página, deve-se levar em consideração as técnicas de SEO e as pessoas que forem ler e buscar o título nos resultados.

Um título mal escrito, mesmo que bem-posicionado, não receberá muitos cliques. Sempre quando for pensar na palavra-chave e título, imagine como seu público buscaria pelo conteúdo.

Para obter o máximo proveito, você precisa identificar a hierarquia dos títulos das páginas através das tags H1, H2, H3 … e assim por diante.

A tag H1 deve ser configurada como o título principal e mais importante, porém, os seus subtítulos de H2 até o H6, também devem atrair para o assunto abordado naquele parágrafo.

Além de organizar visualmente o conteúdo, o que ajuda os seus usuários a se localizarem nas páginas do seu site, a otimização das headings tags faz com que os mecanismos de busca identifiquem a hierarquia dos conteúdos e priorizem os principais trechos.

Uma outra dica que você deve considerar quando o assunto são as headings tags, é que você deve repetir ao menos uma vez a palavra-chave da sua página na sua heading. O ideal é que ela tenha entre 50 e 68 caracteres, títulos com mais caracteres são “cortados” pelo buscador, interferindo negativamente na experiência dos seus usuários.

Conquiste link buildings

Nesse trabalho, você precisa conseguir links para sua página, para que tenha maior relevância na Web e nos sites de busca.

Existem duas formas para sua realização: links internos e externos.

Links Internos:

Os links internos, superimportantes, direcionam a uma outra página dentro do mesmo domínio. Eles ajudam a melhorar a autoridade do seu site, com a vantagem de ser uma tática onde o controle está em suas mãos.

Ou seja, com a linkagem interna você aumenta a relevância da sua página e não deixa o internauta “escapar” do seu domínio para buscar outros sites.

Não se esqueça que o excesso de links em uma página pode ter o efeito contrário, dificultando a leitura e espantando o usuário. Use de forma moderada e somente com páginas de extrema relevância para o conteúdo procurado.

Links Externos:

Os links externos dependem da relevância do seu conteúdo, somente desta forma seu site irá ganhar links externos, com outras marcas o referenciando (fazer link para ele).

Para isso, você pode, também, trocar informações com quem se interessa pelo seu conteúdo e criar alianças de link building externas, como uma tática da boa política de vizinhança.

Este é um dos fatores que possui maior influência sobre o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca.

Links externos conquistados de outros sites tem peso maior nesta classificação.

Não compre links para melhorar o SEO do seu site, pois isto é visto como uma prática ilegal e pode ser penalizada pelo Google.

Nesse caso, o objetivo é conquistar links de outros sites que apontem para o seu de maneira orgânica, sempre prezando pela qualidade dos links e não pela quantidade.

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Otimize as imagens do seu site

Trabalhar bem as imagens do seu site também é uma forma de se posicionar nos primeiros resultados da SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa) para a pesquisa por imagem.

Os buscadores ainda não podem ler uma imagem, você precisa informar para eles, com todas as letras, qual o conteúdo das imagens do seu conteúdo.

Você precisa entender que os mecanismos de busca não enxergam as imagens do seu site assim como os seus usuários (visitantes).

Para que os mecanismos como o Google entendam o conteúdo das suas imagens você deve sempre alterar o nome da imagem, inserindo a palavra-chave para a qual você deseja ranquear.

Evite salvar imagens com nomes genéricos

Você precisa usar o texto alternativo para trabalhar o SEO das imagens. É importante mostrar para os mecanismos do que se trata a imagem quando os usuários realizarem uma pesquisa por imagem.Como fazer sua empresa aparecer no google

Faça conteúdos originais

Não copie conteúdos de outros sites, priorize a produção de conteúdo original e de qualidade. Lembre-se que o conteúdo precisa ser relevante, ou seja, que ele seja importante para quem pesquisa. O Google por exemplo, penaliza sites que possuem conteúdo duplicado.

Como e porque investir em conteúdo original

Se você não tiver tempo ou gente para prover um bom conteúdo para seu site, contrate empresas especializadas. Elas irão estudar o seu negócio e poderão organizar não somente o seu conteúdo, como também otimizar o seu site com as palavras chaves corretas e utilização das técnicas de SEO.

A Easycert é uma empresa especializada neste tipo de trabalho e pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Caso precise, basta entrar em contato AQUI.

O que o seu programador pode fazer para melhorar o SEO do seu site

Existem estratégias você pode implementar e que estão sob seu controle, porém existem técnicas que são de responsabilidade do seu programador.

Otimizar a meta description

Otimização da meta description – a meta description não é um fator de ranqueamento, porém ela interfere diretamente em um dos fatores, que é o CTR (Taxa de Cliques). Para você conquistar um CTR alto, é necessário que você tenha uma meta description atraente e persuasiva.

A meta description é uma breve descrição sobre o conteúdo da página. Ela precisa conter a palavra-chave escolhida no texto e ter cerca de 153 caracteres.

Todas as páginas do seu site devem possuir uma meta description, porém não repita a mesma meta em duas ou mais páginas, isso tira a relevância do seu conteúdo.

Faça o texto da sua meta com no máximo 150 caracteres e peça ao seu programador que apenas insira a marcação no código das suas páginas.

Como ela não é fator de rankeamento no Google, ou seja, o que estiver escrito nela não influenciará seu posicionamento, o foco deve estar em descrever o conteúdo da página com precisão e servir de isca para atrair mais usuários através da busca orgânica.

Por isso, as boas técnicas de SEO para site recomendam que ela deve ser superatrativa.

Melhorar a Usabilidade e Velocidade do site

Importância da usabilidade e o tempo de carregamento do site.

Um site que tenha boa acessibilidade e usabilidade por parte dos usuários, é encontrado nas buscas e possui todas as informações ‘prometidas’ e necessárias, superando as expectativas dos visitantes e atendendo necessidades e solucionando problemas.

Vale ressaltar que é necessário que o desenvolvedor do site e o profissional de SEO trabalhem juntos, pois não adianta um site ter um bom ranking no Google e ser bem-posicionado nas buscas, se os visitantes não ficarem plenamente satisfeitos com o seu conteúdo. Da mesma forma que um site com bom conteúdo sem ranking não é interessante, na verdade, nem é encontrado!

Uma dica de como rankear seu site no Google é tornar seu site objetivo e evitar que o usuário tenha que clicar em vários locais para chegar até o conteúdo ou página desejada.

Este tipo de ação desestimula a busca e dificulta o rankeamento, que considera a indexação de páginas. O indicado é que o usuário dê, no máximo, 3 cliques para chegar em seu objetivo.

Neste momento, o sitemap é indicado para facilitar a contagem do número de cliques, indexando o conteúdo de forma rápida, evitando dessa forma, a queda de rankeamento no Google.

Faça testes e análise da velocidade do seu site periodicamente (semanalmente).

Em média um site que carrega rápido leva até 2 segundos para ser renderizado nos navegadores.

Focar em rich snippets

Conquistar a primeira posição orgânica do Google não é simples, mas, também não é impossível.

Para que o seu conteúdo seja exibido acima até mesmo da tão desejada primeira posição você precisa trabalhar os rich snippets das suas páginas.

Para isso, é o seu programador deve usar o Schema para criar as devidas marcações no código das suas páginas.

Você pode trabalhar com inúmeros rich snippets.

Mas o que são esses rich snippets

Rich Snippets, (fragmentos ricos), foram introduzidos pelo Google em 2009 para melhorar a experiência do usuário.

Os fragmentos nada mais são do que os resultados de pesquisa apresentados pelo Google como resposta da sua busca.

Preparar o site para Mobile

O Impacto do mobile friendly hoje em dia é enorme e seu negócio precisa aparecer nas telas dos smartphones.

O design responsivo do seu site é fundamental, as buscas via mobile dominam a internet.

Seu site precisa ter uma versão para dispositivos móveis porque 80% das buscas são realizadas via smartphones, bem como a versão para PC e notebooks para atender plenamente as buscas realizadas na internet.

Maioria dos brasileiros acessa Internet apenas pelo celular

“Segundo TIC Domicílios, maior demanda por conectividade na pandemia ficou limitada às pequenas telas entre classes C, D, e E Segundo TIC Domicílios, maior demanda por conectividade na pandemia ficou limitada às pequenas telas entre classes C, D, e E.
O dispositivo celular se mantém como principal acesso à internet para a maioria dos brasileiros desde 2015, indicou a pesquisa TIC Domicílios 2021 realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e divulgada nesta terça-feira (21). Segundo o levantamento, houve um aumento de 6 pontos percentuais no uso exclusivo do telefone celular entre 2019 e 2021.

O indicador é maior entre os que vivem nas áreas rurais (83%), no Nordeste (75%), entre pretos (65%) e pardos (69%), de 60 anos ou mais (80%) e aqueles que pertencem às classes DE (89%). Entre os usuários da classe C, o acesso à Internet exclusivamente pelo celular passou de 61% em 2019 para 67% em 2021, atingindo um contingente de 51 milhões de pessoas.”

Fonte: Nic.br

Aumentar a segurança do site

Antes de mais nada, peça ao programador do seu site que instale o seu certificado de segurança e o mantenha atualizado.

O SSL é um fator de ranqueamento nos mecanismos de busca, porque transmite mais credibilidade para o seu negócio. As pessoas não costumam visitar sites que não sejam https, porque não possuem certificado e, portanto, não oferecem segurança.

Fornecer URLs amigáveis para o seu site

De antemão, dificilmente as URLs do seu site estarão sob seu domínio.

Faça com que elas sejam o mais curtas possíveis e que contenham a palavra-chave desejada. As palavras devem ser separadas por hifens e não por underlines.

Informe ao seu programador como serão as URLs das páginas do seu site e peça para que ele faça as alterações.

Caso seu site já esteja no ar há algum tempo, será necessário que o seu programador faça um redirect das URLs antigas para as novas. Assim, seu site não perderá posições nas buscas.

Revisar o robots.txt

O arquivo robots.txt é um arquivo de texto que fica hospedado na pasta raiz do seu site e traz instruções aos robôs de busca do que deve e do que não deve ser indexado nos resultados de busca.

Da mesma forma, seu programador deve revisar o arquivo antes de enviar o seu site para o domínio do seu blog, site ou portal. Na maioria das vezes o arquivo é configurado de forma que nenhuma das páginas do seu site sejam rastreadas.

Organizar o sitemap.xml

Do mesmo modo, assim como o arquivo robots.txt, o Sitemap.XML é indispensável para o seu site ou blog.

Trata-se de um arquivo que serve como um mapa do seu site e ajuda os mecanismos de busca como o Google, bem como entender como estão estruturadas as páginas e quais as URLs devem ser indexadas pelos mecanismos.

Para você conquistar um bom posicionamento em um mecanismo de pesquisa, você precisa muito mais que apenas conhecer o conjunto de técnicas de SEO ou produzir conteúdo de qualidade.

Os algoritmos como o do Google por exemplo, possuem mais de 200 fatores que determinam o ranqueamento dos sites nos resultados da SERP. Sendo assim, conquistar as primeiras posições não é uma tarefa fácil.

Entre em contato e solicite uma proposta para fazer sua empresa aparecer no Google

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