como assinar pdf com certificado digital

Se você desejar, pode escutar um resumo desse artigo AQUI

Como assinar PDF com Certificado Digital

Assine documentos em PDF com certificado digital no Adobe Reader

  • Primeiramente, baixe o Adobe Acrobat no seu computador.
  • Em seguida, baixe o Adobe, veja abaixo como assinar seu documento PDF com certificado digital.
  • Sempre utilize o software correto para dar continuidade ao processo de assinatura com certificado digital.
  • Leia o documento PDF a ser assinado com certificado digital. Logo após, vá para “ferramentas” na barra superior.

como assinar pdf com certificado digital

Em seguida, selecione a opção “certificados” e logo depois clique em “abrir”.

Como assinar PDF com Certificado Digital

Então, encontre na barra superior a opção “assinar digitalmente”, em seguida, clique nesta opção.

Como assinar PDF com Certificado Digital

 

Posteriormente, vá até o final do texto, no espaço para colocar sua assinatura e faça um quadrado, demarcando o espaço que irá ficar sua assinatura digital. Depois, irá abrir uma janela com os certificados digitais existentes e identificados. Selecione apenas o certificado que contenha seus dados e clique em “continuar”. Pouco depois, clique em “assinar”.

Como assinar PDF com Certificado Digital

Finalmente, assine e salve o documento! Pronto! Seu documento pdf foi definitivamente assinado com certificado digital. Por fim, compartilhe o documento com quem você desejar.

Como assinar PDF com Certificado Digital

como assinar pdf com certificado digital

Veja como assinar todas as páginas do pdf com certificado digital

Para assinar todas as páginas de um PDF com certificado digital, siga estes passos:
  1. Instale o software Adobe Acrobat, necessário para a assinatura digital do PDF.
  2. Abra o PDF que deseja assinar no Adobe Acrobat.
  3. Selecione “Ferramentas” no painel direito do Adobe Acrobat e escolha “Certificados”.
  4. Clique em “Assinar digitalmente” e escolha o certificado digital que deseja usar para assinar o PDF. Se tiver vários certificados, selecione o desejado.
  5. Na caixa de diálogo “Configurar Assinatura”, escolha “Certificar documento” e marque “Certificar cada vez que o documento é salvo”.
  6. Marque “Assinar todos os campos de formulário automaticamente” e clique em “OK”. Isso aplicará a assinatura em todas as páginas do PDF.
  7. Salve o PDF e seu certificado digital assinará digitalmente todas as páginas do documento.

Lembre-se de que o processo de assinatura digital pode variar conforme a versão do Adobe Acrobat utilizada. Verifique também a validade do seu certificado digital e a confiabilidade da autoridade certificadora que o emitiu.

Ainda possui dúvidas? Assista o vídeo abaixo

Assine documentos Word com certificado digital

Leia o documento a ser assinado integralmente, clique em “arquivo”

Como assinar Word com Certificado Digital

Depois clique em “Informações” e então, em “Proteger Documento”.

assinar word digitalmente

Na sequência, clique em “adicionar uma assinatura digital”.

assinar documento word com certificado digital

Observe, neste momento irá aparecer uma janela para preencher algumas informações como “Detalhes da Assinatura” e “tipo de compromisso”. Escolha a opção que mais se adeque e depois preencha “objetivo da assinatura deste documento”.

assinar word com certificado

 

Aqui neste exemplo, selecionamos a opção “criou e aprovou este documento” e preenchemos com “Como assinar documentos Word com Certificado Digital”. Certifique-se de que o certificado digital selecionado está correto e clique em “assinar” para finalizar.

Pronto! Você assinou seu documento Word com certificado digital e já pode compartilhá-lo com quem desejar.

Entenda o que é uma assinatura eletrônica de documentos

Antes de tudo, para começar a assinar seus documentos digitalmente, é essencial entender o que esse processo significa. Afinal, assinar um documento digitalmente significa incluir um certificado digital (previamente obtido junto à unidade certificadora de sua preferência) dentro de um arquivo digital.

Saiba o que é um certificado digital

O certificado digital é a identidade eletrônica para pessoas ou empresas, funcionando como um documento oficial de identificação para o meio digital. Assim como uma habilitação ou carteira de identidade, ele confirma quem você é. Imagine uma versão eletrônica de todos os seus documentos, segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, você garante de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição/empresa, sem necessidade de apresentação presencial.

Em suma, na sua essência, ele funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico. Essa ferramenta está disponível no Brasil desde 2001, após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.

Conheça os benefícios de assinar documentos com certificado digital

Gerencie acordos comerciais ou internos, assinando documentos com certificado digital

Acima de tudo, toda empresa deve vender para que consiga sobreviver. Imagine administrar vários contratos de venda de forma física. Perceba que num curto prazo, isto parece simples. Porém, à medida que a empresa cresce, a gerenciar esses contratos ficará cada vez mais difícil. Da mesma forma, ocorre em caso de acordos internos, onde as mudanças operacionais devem ser documentadas constantemente.

Com a assinatura digital, existe a certeza de que todos leram e concordaram com o que está no documento, uma vez que o assinaram. Ao mesmo tempo, esses documentos não se perdem e podem ser acessados por todos de qualquer lugar, já que ele existirá de forma digital e será armazenado de forma online.

Assine com certificado digital e acelere o processo de contratação e integração de um novo colaborador

Os processos de contratação exigem a assinatura de vários documentos por parte do contratante e do contratado. Então, por que não assinar de forma eletrônica e então acelerar o processo? Além disso, com os documentos digitais, é possível arquivar tudo de forma mais segura e organizada. Assim, o novo colaborador já sabe que a empresa em que vai trabalhar, tem o compromisso de usar a tecnologia como vantagem competitiva.

Melhore o fluxo de comunicação dentro da empresa, assine todos os documentos com certificado digital

Você pode distribuir documentos sobre mudanças internas com facilidade, adotando a digitalização e assinando digitalmente com a assinatura dos responsáveis. Assim, você assegura o acesso à informação correta, pois documentos alterados após a assinatura perdem autenticidade e validade jurídica. Portanto, assine os documentos digitalmente para garantir não apenas o fluxo das informações, mas também a distribuição da informação correta.

Diminua os gastos com armazenamento de papel e assine documentos com certificado digital.

Quando você armazena papéis em armários, ocupa espaço e exige cuidados para evitar danos pelo tempo. Além disso, você precisa organizá-los minuciosamente para que todos acessem rapidamente e facilmente, evitando longas buscas. No entanto, ao usar documentos eletrônicos assinados digitalmente, você facilita e acelera a gestão.

Organize tudo de forma online, sem a necessidade de adquirir armários e sem risco de perder documentos. Controle o acesso com o uso de senhas. Substitua documentos físicos por digitais, uma alternativa ecologicamente correta que agrega valor à sua empresa.

Conquiste velocidade e assine contratos com certificado digital.

Assine contratos digitalmente e rapidamente com apenas um clique, e assine vários documentos de uma vez. Além disso, estabeleça prazos para a realização das assinaturas, evitando atrasos. Assim, você ganha mais tempo para realizar outras tarefas importantes do seu dia a dia, evitando filas em cartórios para reconhecimento de firma, pois toda assinatura digital possui validade jurídica.

Assine com certificado digital e tenha segurança e validade jurídica das informações nos documentos

Ao falar de documentos digitais, muitos pensam que é fácil de ser alterado e com isso não há validade jurídica. Porém, com a assinatura digital, a segurança é maior do que com os documentos físicos. Se alguma informação do documento for alterada, a assinatura perde a autenticidade e com isso o documento perde a validade jurídica. Isso é possível por conta do princípio da integridade. Ele garante que, caso um documento seja alterado depois de assinado de forma digital, ele não é mais o mesmo. Por isso, a assinatura digital não é mais válida.

Comprove a autenticidade do documento, assine pdf com certificado digital

Veja que, no caso de documentos físicos, uma série de selos de registro, emitidos por entidades como juntas comerciais, cartórios ou qualquer outra que autentique ou registre documentos, inclusive com reconhecimento de firma, garante a autenticidade. Caso precise de cópias desses documentos para obter validade jurídica, você deve autenticá-los, o que acarreta mais custos.

Por outro lado, se você assinar digitalmente esses documentos, poderá atestar sua autenticidade mesmo em cópias, graças ao princípio da autenticidade.

Você consegue isso porque um documento eletrônico consiste em uma série de bits. Mesmo que seja uma cópia, essa sequência permanece inalterada. Portanto, a autenticação do documento ocorre sem problemas, já que a assinatura também será a mesma. Para confirmar a autenticidade de um documento e garantir sua validade jurídica, basta acessar o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, o órgão que regula certificados e assinaturas digitais no país.

Saiba quais as vantagens de assina documentos digitalmente

Ganhe tempo, reduza gastos, aumente a eficiência e inove nos seus processos internos. Mantenha todos os seus processos internos e documentos de forma digital.

Desenvolva melhor o seu trabalho e atenda ao mesmo tempo, colaboradores, clientes e parceiros comerciais. Desse modo, eles perceberão como sua empesa investe para se manter em dia com as novidades do mundo tecnológico, que agrega valor aos negócios.

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